Perguntas frequentes

* Como funciona uma AMAP?

Cada grupo AMAP funciona de forma independente e autónoma. As opções de funcionamento poderão variar de acordo com o grupo, pelo que é aconselhável contatar diretamente o grupo AMAP que pretende conhecer, através dos contatos fornecidos nos Pontos de Distribuição.

* Como se organiza um ciclo de produção/distribuição?

Cada Ciclo de produção/distribuição corresponde a uma época/estação do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno). A organização do Ciclo é feita através da subscrição de um plano de entregas trimestral – a cada época.

* Como conhecer os produtos e produtores de uma AMAP?

Poderá dirigir-se ao ponto de entrega em questão, no respetivo dia da distribuição ou contatar essa AMAP e solicitar informação. Ser-lhe-á facultado um formulário onde poderá consultar quais os produtores, os produtos e os preços do trimestre atual e todas as informações que necessita saber.

* Como aderir a uma AMAP?

Antes de iniciar um novo Ciclo, os produtores de cada AMAP enviam um formulário aos Co-Produtores (consumidores) para que estes possam subscrever os produtos que lhes convier para o novo Ciclo (trimestre). Para receber este formulário deverá solicitá-lo junto da AMAP a que pretende aderir.

* PARA PERTENCER À AMAP TENHO DE SUBSCREVER TODOS OS PRODUTOS DISPONÍVEIS?
Cada AMAP tem uma variedade de produtos disponíveis, tais como: cabazes de hortícolas, azeite, pão, cogumelos, frutas, leguminosas, transformados… Pode subscrever livremente a oferta que mais lhe convier, mas não pode seleccionar as hortícolas específicas que integram o cabaz.

* QUANDO DEVO LEVANTAR OS MEUS PRODUTOS?
Dependendo do grupo AMAP ao qual se juntou, a distribuição pode acontecer em diferentes dias da semana. Verifique nos Pontos de Distribuição as horas e locais exactos.

* COMO SE ORGANIZA A DISTRIBUIÇÃO?

A gestão da distribuição pretende-se que ocorra de forma solidária entre produtores e co-produtores, dentro do espírito de cooperativismo e entreajuda. Semanalmente, no dia e hora definido, o agricultor/produtor entrega os seus produtos e os co-produtores levantam as suas encomendas, com base numa folha de distribuição fornecida. Todos juntos colaboram na logística do ponto de distribuição (transporte dos produtos, preparação do local, entre outros).

* COMO SE PROCESSA O PAGAMENTO?
O pagamento pode ser efectuado na totalidade para todo o ciclo de consumo ou mensalmente. Sempre de forma antecipada, por transferência bancária ou outro meio a combinar.

* SIMPLIFICAÇÃO DO SISTEMA DE FATURAÇÃO?
Para simplificar o trabalho do produtor semanalmente cada produtor emite apenas a fatura da totalidade dos produtos entregues ao grupo, ao consumidor final ou rotativamente a cada subscritor que o solicitar.

* POSSO ENTRAR A MEIO DO CICLO?
Deverá contactar a AMAP que pretende integrar e informar-se dessa disponibilidade (que dependerá, entre outros, dos produtos a subscrever).

* O QUE É QUE EU FAÇO SE NÃO PUDER LEVANTAR O MEU CABAZ?

Deverá avisar os produtores com antecedência e combinarem a melhor opção. Na impossibilidade de avisr com antecedência, peça a um familiar, amigo ou a alguém do grupo para levar os seus produtos. Se não tiver ninguém para levantar o cabaz iremos encontrar a quem doá-lo.

* O QUE FAZER SE QUISER DESISTIR?
Caso queira desistir, pedimos que assuma apenas o compromisso de encontrar alguém que a/o substitua até ao final do ciclo assumido inicialmente. Na impossibilidade de encontrar alguém, fale diretamente com os produtores, com a devida antecedência.

* E SE O PRODUTOR FALHAR ENTREGA, POR FALTA DE PRODUTO OU INTEMPÉRIE?
Como Co-produtores (consumidores) devemos partilhar risco com o produtor, contudo este deve também assegurar em caso de falha a devida compensação, resolvendo esse assunto diretamente com o grupo de consumidores.

* Tem algum custo aderir à AMAP?

[Em fase de  implementação gradual] Na adesão ao grupo AMAP deve ser paga uma quota anual, no valor de 5€, que reverte para a REGENERAR – Rede Portuguesa de Agroecologia Solidária. Esta quota deverá ser paga no levamento da 1ª encomenda.

A missão da REGENERAR é divulgar e promover o conceito e os princípios que assentam as AMAP’s/CSA’s e ajudar a fazer crescer esta economia solidária.