Sobre

Uma AMAP (actualmente uma associação informal de pessoas), constitui-se pela formação de um grupo de consumidores que activa e directamente apoia um ou mais agricultores ou produtores, assegurando o escoamento da produção de uma época.

Na verdade os produtos biológicos podem ser mais baratos e mais acessíveis, mas para isso é necessário recriar a relação entre produtor e consumidor.

A AMAP oferece por isso um sistema de distribuição mais económico, mais directo e simples que permite ao produtor concentrar-se no seu papel mais importante: produzir para as pessoas.

Procura-se assim, reinventar a relação entre consumidores e produtores através da criação de sistemas alimentares socialmente responsáveis, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis.

Resumindo: A AMAP apoia pequenos produtores que pratiquem e ofereçam produtos de Agricultura Biológica num contexto de proximidade com o grupo
de consumidores.


Desde 2015 que a Associação Moving Cause tem promovido o conceito AMAP em Portugal: organizou o I Encontro Nacional das AMAP em Novembro de 2015, e tem actuado a nível nacional na construção da Rede Nacional das AMAP, participando activamente na rede internacional URGENCI e agindo localmente na criação das AMAP de Gaia e Porto.

A Associação MOVING CAUSE tem como sua missão mobilizar redes de interacção social, que actuam localmente, visando a concretização de uma cultura sustentável, consciente e aberta para o mundo.

O trabalho da MOVING CAUSE centra-se nos princípios da permacultura:

  • Cuidar da Terra
  • Cuidar das Pessoas
  • Partilha justa