O caso das AMAP | Seminário ECOSOL-CES

Seminário | ECOSOL-CES
Circuitos curtos agroalimentares,
outra forma de nos alimentarmos:
o caso das AMAP em Portugal
Com Eber Quiñonez & Sara Moreira
29 de abril de 2019, 17h00
Sala 8, CES | Alta

Apresentação

Este seminário aborda os circuitos curtos agroalimentares e os sistemas tradicionais agrícolas, visitando conceitos como o de agricultura familiar. Pretendemos mostrar outras formas de produção-consumo agroalimentar que não só promovam produtos saudáveis mas também, e sobretudo, possibilitem pensar além do sistema alimentar industrializado, imposto pela visão uniforme do sistema capitalista. A partir do caso da AMAP, debatemos a construção de relações de proximidade e de reciprocidade, bem como a dinâmica de grupos dinamizadores de outras formas de produção-consumo, comprometidas ecológica e socialmente.

Notas biográficas

Sara Moreira – Doutoranda em Sociedade da Informação e do Conhecimento no Internet Interdisciplinary Institute da Universitat Oberta de Catalunya (IN3/UOC), e no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (ISUP). A sua investigação debruça-se sobre estratégias de comunicação para iniciativas de base comunitária no âmbito dos comuns e das “outras economias”, em Portugal e na Catalunha. Participa activamente na Associação pela Manutenção da Agricultura de Proximidade do Porto (AMAP) e faz parte da equipa dinamizadora da recém-criada Rede Portuguesa de Agroecologia Solidária – REGENERAR. Colabora também no programa O SOM É A ENXADA na rádio comunitária Manobras, desde 2015.

Eber Quiñonez – Mestre em Sociologia e Doutorando em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Graduado em Psicologia Social pela Universidade de São Carlos de Guatemala. Membro do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária no Centro de Estudos Sociais (ECOSOL-CES), na Universidade de Coimbra. Seus interesses de investigação centram-se nas áreas da pequena produção agrícola, agricultura familiar e economia solidária. Atualmente, desenvolve pesquisa na área dos circuitos curtos de comercialização agroalimentar para o caso português.

Atividade no âmbito do ECOSOL-CES