Como criar (não uma mas) 5 AMAPs — e uma CSA?

Uma das perguntas que recebemos com mais frequência é: como posso criar uma AMAP / CSA?

Não há uma forma única de criar uma AMAP, uma receita infalível, um “toolkit” para o sucesso, um modelo prescrito para seguir à regra… Há sim experiências diversas que permitem juntar pessoas em torno dos alimentos, sejam elas consumidoras ou produtoras, eventualmente formando Associações pela Manutenção da Agricultura de Proximidade ou Comunidades que Sustentam a Agricultura. Dentro da diversidade de experiências que existe na rede das AMAP / CSA, cada um/a terá a sua forma de explicar como criou a “sua”…

Respondendo ao chamado da Primavera Agroecológica, a REGENERAR – Rede Portuguesa de Agroecologia Solidária organizou uma sessão na qual 6 pessoas que estiveram envolvidas na criação de AMAPs e uma CSA em Portugal contaram como é que fizeram. Os vídeos da sessão, que teve lugar no dia 8 de Abril de 2021, podem ser encontrados no final desta página, bem como um relato extenso daquilo que foi discutido.

Entretanto, aqui vai um pequeno roteiro com os principais passos que foram dados por algumas das experiências concretas que conhecemos.

1º PASSO: INFORMA-TE

Não vale a pena reinventar a roda: o conceito e práticas já existem desde os anos 1960 no Japão, onde é conhecido por TEIKEI, e foram brotando noutras regiões do globo ao longo das décadas com outros nomes, como as AMAP em França (Associations pour le maintien d’une agriculture paysanne), as CSA no mundo anglófono (Community Supported Agriculture), e os GAS em Itália (Gruppi d’acquisto solidale). Uma boa forma de conhecer o que existe e como funciona é começar por embarcar numa viagem pela internet:

2º PASSO: Começa a juntar pessoas 

Não guardes só para ti este mundo novo que estás a conhecer: partilha com amigos, família, vizinhos, colegas de trabalho… Entra em contacto com produtores que conheças ou cujo trabalho admiras para perceber se estariam dispostos a experimentar.

3º PASSO: Organiza uma sessão pública de apresentação

Procura uma (ou várias) associações, cafés, lugares públicos que possam acolher uma sessão de apresentação das AMAP/CSA. Convida alguém que conheça bem o conceito para falar (entra em contacto com a Rede Regenerar se precisares de ajuda). Divulga bem o evento para que apareçam tanto aqueles com quem já foste falando sobre esta ideia, como outr@s que nem fazias ideia que também estão interessados! Guarda os contactos de toda a gente que gostaria de avançar.

4º PASSO: Visita a AMAP/CSA mais perto de ti

Importa conhecer pessoalmente grupos de consumo e produção agroecológica em funcionamento: permanecer um tempo junto delas observando o seu funcionamento na prática é talvez a forma mais rica de aprendizagem. No nosso website das AMAP existe um mapa com os grupos activos em Portugal e respectivos contactos. No website da Urgenci estão listados os membros Europa fora, um belo pretexto para viajar!

5º PASSO: Encontra um espaço para a distribuição

Na tua comunidade certamente haverá um local disposto a acolher os momentos de distribuição. Associações, cafés, faculdades, centros de investigação, lojas, entre outros podem beneficiar destes encontros, onde produtores e co-produtores juntam-se para momentos de convívio e proximidade, que são muito mais do que a mera compra e venda de produtos. Existem alguns aspectos chave que devem ser tidos em conta: disponibilidade de horário, área disponível abrigada, acesso para os produtores descarregarem, existência de casa de banho, pontos de electricidade.

6º PASSO: Marca a reunião de arranque

Com esta ‘mochila’ composta lança-te na aventura e marca a reunião de arranque! Convoca tod@s os que gostariam de avançar, produtores e co-produtores, preferencialmente já no local definido para a distribuição. Inclui os responsáveis do local de distribuição para que todas as questões logísticas possam ficar definidas logo de início. Neste momento é importante conhecerem-se uns aos outros e abordar os princípios que norteiam o movimento (Carta de Princípios), além de outras questões mais práticas: qual a oferta de produtos; horário de distribuição; processo de encomendas;  pagamentos; acordos…

7º PASSO: “Quem não arrisca não petisca” 🙂

Há que experimentar e ter em conta que se trata de um processo de evolução.


Samuel Thirion, Cabaz da Horta – Odemira, 2004

Pedro Rocha, 1ª AMAP do Porto – 2009

Olivia Silva, AMAP Famalicão (desde 2014) e 2ª AMAP do Porto (desde 2016)

Alfredo Sendim, CSA Partilhar as Colheitas – Montemor-o-Novo, desde 2015

Rita Magalhães, AMAP Sado/Alvalade – Alvalade do Sado, desde 2019

Paula Serrano, Henrique e Susana, AMAP Maravilha – Palmela/Almada/Setúbal, desde 2019

O relato da sessão PrimaverAE está disponível aqui: 

Como criar 5 AMAPs e uma CSA - Relato PrimaverAE.pdf

Agradecemos à Val Pinho e Cristina Parente pelo relato, à Helena Inverno pelo apoio com os vídeos, e à Sara Moreira  Filipa Almeida pelo passo-a-passo. O agradecimento estende-se também a todxs que partilharam as suas experiências nesta sessão – Samuel Thirion, Pedro Rocha, Olivia Silva, Rita Magalhães, Alfredo Sendim, Paula Serrano, Henrique e Susana, e ao GAIA e à Primavera Agroecológica pela oportunidade.