Instagram AMAP: Uma semana na vida de um (co)produtor

Captura de ecrã do Instagram da AMAP (Março de 2021)
Captura de ecrã do Instagram da AMAP (Março de 2021)

Em 2021 queremos relançar o Instagram da AMAP (@amapbio) como uma iniciativa comunitária: semanalmente um/a (co)produtor/a diferente assume o leme do Instagram, ficando responsável por alimentá-lo com as suas fotos e histórias. O objectivo é mostrar a diversidade de experiências, cabazes, cultivos, receitas, vivências que existem nas AMAP, na primeira pessoa.

Esta página contém as principais orientações sobre como tomar conta do perfil partilhado pela comunidade. Caso queiras queiras adoptar a conta do Instagram da AMAP por uma semana, por favor acrescenta o teu nome nesta folha.

Antes de pegares no leme do Instagram

Em primeiro lugar, por favor lê esta página que explica como adicionar a conta da AMAP ao teu Instagram. Ignorar este passo poderá fazer disparar alertas de segurança que vão impedir o login. Receberás os dados de acesso pelo AMAPiano que vai passar a estafeta.

Se tiveres dificuldades com o login, envia um email para amap [arroba] movingcause.org.

Uma semana na vida de um/a (co)produtor/a

1. Não faças modificações na conta da AMAP e segue estas orientações: Certifica-te que tanto o logótipo como o perfil da conta se mantêm inalterados; além disso, segue as orientações abaixo. Se tiveres alguma ideia diferente de estilo de publicação, entra em contacto com amap [arroba] movingcause.org.

2. A primeira publicação no Instagram deve ser um auto-retrato (literal ou criativo ;)) e deve incluir: uma pequena apresentação, a qual AMAP pertences, desde quando e qual o teu papel (produtor, co-produtor, voluntário, etc). Podes incluir uma ligação (@…) para o teu perfil pessoal e/ou para o perfil da tua AMAP ou quinta caso estejam também no instagram.

3. Breve “bio” em todas as publicações que se seguem. Nem todos os seguidores vão apanhar a primeira publicação na qual te apresentas, e podem até ficar confusos sobre quem é que está por trás da conta da AMAP… Inclui sempre um rodapé deste género:

——
Olá! Eu sou a Belmira (@belmirapencas) e sou co-produtora na AMAP da Horta desde 2038. Esta semana estarei a partilhar fotos e histórias da minha vivência enquanto co-produtora.

4. Hashtags: Por favor inclui as seguintes hashtags nas tuas publicações: #umdianavidadaAMAP e #instAMAP. Para além dessas, podes usar as hashtags que sintas relevantes, bem como a localização das publicações, se possível.

5. Partilha nas tuas “stories”. Dessa forma, a tua rede de contactos no Instagram vai passar a conhecer a AMAP, com maiores probabilidades de seguir as tuas publicações!

6. Dá os devidos créditos e fornece informação clara: Pedimos que todas as fotos sejam tiradas por ti (ou então que tenham os devidos créditos) e que as publicações sigam um formato que contemple informação como:
Onde foi tirada a foto? Qual a tua ligação à imagem? Quem (ou o quê) aparece na imagem? Quando foi tirada? Porque estás a partilhá-la? Se for possível, inclui uma citação quando a imagem mostra uma pessoa.

7. O que deves mostrar? Podes partilhar qualquer assunto que esteja de alguma forma relacionado com a AMAP ou com alimentação, agricultura, ambiente, biodiversidade, etc. Provavelmente vais querer partilhar fotos do teu cabaz, dos teus cozinhados, do dia de distribuição da AMAP, de visitas às quintas dos produtores, etc.

8. Quando a semana tiver chegado ao fim, termina a sessão (sign out). Depois de publicares a tua mensagem de despedida (onde podes ir dando um alô à próxima pessoa que vai pegar no leme), por favor remove a conta da AMAP nas tuas definições do Instagram, através deste link.  Ignorar este passo poderá fazer disparar alertas de segurança na conta da AMAP.

9. Volta à folha de planeamento e passa a estafeta ao próximo. Deves também enviar um email para amap [arroba] movingcause.org a avisar  sobre a “mudança da guarda”.


Esta iniciativa inspira-se no exemplo do @globalvoicesonline.