Perguntas frequentes

Quando devo levantar os meus produtos?
Dependendo do grupo AMAP ao qual se juntou, a distribuição pode acontecer às terças (Porto), quartas (Matosinhos e Gaia), sextas (Famalicão) ou sábados (Guimarães). Verifique na página de entrada do website as horas e locais exactos.

O que é que eu faço se não puder levantar o meu cabaz?
Peça a um familiar, amigo ou a alguém do grupo para levar os seus produtos. Se não tiver ninguém para levantar o cabaz iremos encontrar a quem doá-lo.

Como se processa o pagamento?
O pagamento pode ser efectuado na totalidade para todo o ciclo de consumo ou mensalmente. Sempre de forma antecipada e por transferência bancária.

Para pertencer à AMAP tenho de subscrever todos os produtos disponíveis?
Não. Pode subscrever livremente os produtos que mais lhe convier.

Simplificação do sistema de faturação?
Para simplificar o trabalho do produtor semanalmente cada produtor emite apenas a fatura da totalidade dos produtos entregues ao grupo, ao consumidor final ou rotativamente a cada subscritor que o solicitar.

O que fazer se quiser desistir?
Caso queira desistir, pedimos que assuma apenas o compromisso de encontrar alguém que a/o substitua até ao final do ciclo assumido inicialmente.

Posso entrar a meio do ciclo?
Estarão definidos 2 momentos a meio do ciclo em que integramos novos associados, sendo que o compromisso estabelecido será apenas até ao final do ciclo a decorrer.

E se o produtor falhar entrega, por falta de produto ou intempérie?
Como consumidores devemos partilhar risco com o produtor, contudo este deve também assegurar em caso de falha a devida compensação, resolvendo esse assunto diretamente com o grupo de consumidores.

Como se organiza um ciclo de produção?
A organização do Ciclo é feita através da subscrição de um plano de entregas por 3 meses.

Os produtos são biológicos?
Todos os produtores da AMAP de GAIA são de agricultura biológica certificada à excepção dos cogumelos e do peixe.

Como se organiza a distribuição?
A distribuição é gerida pelos consumidores e produtores, com base na folha de distribuição fornecida pelo facilitador. Agradece-se que os consumidores se voluntariem pelo menos uma vez por trimestre para vir mais cedo e montar a banca de distribuição, e que os últimos a chegar ajudem na desmontagem da mesma.

Qual o papel do facilitador?
O facilitador ajuda os associados (produtores e consumidores) a compreender os objetivos da AMAP, auxiliando-os a planejar e alcançar esses objetivos. Na prática,
• promove a preparação de cada ciclo, ajustando a oferta dos produtores e os desejos expressos pelos consumidores, finalizada numa folha de encomendas.
• Organiza as encomendas e pagamentos entre as partes envolvidas
• Promove o conceito AMAP junto de novos associados e facilita na criação de novos grupos de distribuição promovidos pela Associação Moving Cause.