Cidades e a Economia Circular pela Alimentação

No dia 9 de Abril de 2019 a AMAP Porto participou na sessão de apresentação dos resultados do estudo Cities and the Circular Economy for Food, promovida pela Câmara Municipal do Porto no edifício do Porto Innovation Hub.

Esta sessão surge no âmbito do roteiro para uma economia circular do município do Porto e do referido estudo, promovido pela Ellen MacArthur Foundation e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, por ter sido seleccionada como cidade em foco.

Inicialmente foram apresentados os resultados conseguidos até à data e na segunda parte da manhã houve um momento de trabalho em grupo para “reflexão conjunta em relação ao modo como pode o Porto ser uma Cidade de Referência na transformação do sistema alimentar atual para um sistema alimentar circular”.

A sessão contou com vários participantes ligados ao tema da alimentação, desde a produção até ao consumo, como o Banco Alimentar e a Lipor, para além da AMAP Porto que se fez representar pela co-produtora Filipa Almeida. Em cima da mesa de trabalho o tema era “Produção, distribuição e consumo” e várias foram as sugestões para os “desafios e propostas” que se pretendiam reunir. No final houve ainda lugar para a apresentação das principais conclusões a todos os presentes.

O próximo passo será a candidatura a Cidade de Referência, numa convocatória promovida pela Ellen MacArthur Foundation, onde a AMAP Porto poderá vir a dar o seu contributo com o seu exemplo.